Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Como funcionam as eleições na Alemanha?

A Alemanha realizará em setembro eleições para definir quem será o sucessor de Merkel

Publicada em  

Transcrito:

É o fim de uma era. Após 16 anos no poder, Angela Merkel não será mais chanceler federal. Quem irá assumir o governo alemão? Para decidir isso, haverá eleições federais. E esse é um processo complexo. Mas por bons motivos. Primeiro, você precisa saber: alemães não elegem o chanceler federal por voto direto. Eles votam para eleger os membros do Parlamento: o Bundestag. Eles fazem isso a cada 4 anos. Ao contrário de outros países, todos os cidadãos alemães são automaticamente registrados para votar ao completarem 18 anos. Não importa o gênero, religião ou convicção política. 60,4 milhões de pessoas poderão votar na eleição de 2021. Cada voto tem o mesmo peso. Os alemães podem votar tanto pelo correio, quanto pessoalmente no dia da eleição. Seções eleitorais são organizadas em locais como escolas e museus. Funcionários garantem um processo acurado, eficiente e seguro.

George Thiel (Comissário da Eleição Federal): “Somos muito voltados para as competências... e penso que somos meticulosos no que diz respeito às eleições. O diretório eleitoral verifica cuidadosamente se as pessoas são os eleitores registrados”.

Uma vez autorizado, o eleitor pode votar. Mas existem regras: O voto é secreto. Ninguém vê o que acontece na cabine – ou quais as opções marcadas na cédula. E ninguém pode influenciar a escolha dos eleitores. Cortinas fechadas, selfies proibidas! Na cédula, não há apenas uma opção de voto – mas duas. Na primeira parte, os alemães votam em um candidato do seu distrito eleitoral. Quem alcança a maioria dos votos entra automaticamente no Parlamento. Na segunda parte, o eleitor escolhe um partido político. Este segundo voto determina o percentual total que cada partido terá no Bundestag, o Parlamento federal da Alemanha. Para entrar no Bundestag, cada partido precisa obter pelo menos 5% desse segundo voto. Isso evita a fragmentação política e o impasse legislativo. Existem ainda outros detalhes, como os mandatos extras... Mas isso é realmente complicado – então, vamos explicar em outra ocasião. Às 18h do dia da eleição, as primeiras bocas de urna são anunciadas. Com os resultados finais contabilizados, vamos para o próximo passo. Lembre-se: o resultado das eleições determina a força relativa dos partidos no Bundestag. Quando os membros estão definidos, eles se unem em coalizões para formar a maioria. Então, eles elegem o novo chanceler federal. Cada passo no processo é necessário para assegurar um sistema eleitoral transparente e acurado.

Roteiro: Tessa Clara Walther, Anne Höhn e Leonie Von Hammerstein

Arte gráfica: Anna Wills

Editora VFX: Eva Höppner

Editor: Karsten Kaminski

Produtores executivos: Anja Brockmann e Katharina Kroll

Veja também:

Medo pelos que ficaram

EUA sofrem com epidemia de violência armada

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. como funcionam as eleicoes na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.