Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Home office: como manter a saúde trabalhando em casa

De uma cadeira adequada, até os colírios corretos. Muitos fatores influenciam na saúde do trabalho

Placeholder - loading - Visão traseira do homem trabalhando no computador em home office. - iStock
Visão traseira do homem trabalhando no computador em home office. - iStock

Publicada em  

A pandemia de Covid-19 nos mostrou que muitas profissões podem ir para home office. As reuniões foram trocadas por vídeo chamadas, o trânsito pelos corredores do próprio lar e o mundo foi descobrindo uma nova mecânica de trabalho. Mesmo com a vacinação, muitas empresas escolheram manter o formato ou optarão pelo híbrido. Com a variante ômicron, algumas companhias mais cautelosas também optaram por voltar para casa em 2022.

Com essa realidade, o tempo em frente às telas aumentou e, com isso, ficamos longos períodos sentados e muitas vezes nos encontramos mais tempo sozinhos, sem os colegas de trabalho. Por isso, há a necessidade de prestar atenção em alguns pontos para não prejudicar a saúde.


POSTURA

Dor Nas Costas
Toque para aumentar

Se você vai ficar sentado muitas horas para poder trabalhar é melhor que seja de uma forma confortável que não agrida a coluna. Para isso, é necessária uma cadeira que permita regular vários aspectos diferentes, para que ombros, braços, coluna e pernas tenham os apoios ideias.

No mercado isso se encontra principalmente nas “cadeiras gamers”. Essas mobílias diferentes e mais bem pensadas foram popularizadas pelos jogadores de vídeo game profissionais que, em consequência do trabalho, passam muitas horas sentados na mesma posição.

Muitas marcas já se especializaram na produção que costuma contar com itens luxuosos como tecidos de sofá suede, espumas de alta densidade e encosto pensado para diversos biotipos. Mas, lembre-se: o mais importante são as diversas regulagens.

Segundo a Elements, startup especializada em móveis gamers, uma boa cadeira deve contar a regulagem de altura para garantir que o usuário mantenha seus pés firmes no chão, ajudando na postura e na circulação sanguínea. Os braços devem garantir a altura ideal, caso seja muito baixa a musculatura do corpo é forçada e se for muito alta os ombros se tensionam formando contraturas – os famosos nozinhos nas costas – causando dores e desconfortos. É também importante apoiar o ombro para garantir uma boa distribuição de peso.

Por último, mas não menos importante, é necessário apoiar o pescoço e é indispensável que a cadeira conte com uma almofada nesta região do corpo, a fim de garantir um apoio confortável e uma boa postura, impedindo o chamado “cupim” – elevação da coluna na base do pescoço.

Se você vai trabalhar horas sentado, invista em uma boa cadeira para manter a saúde do corpo. Vanessa Chastinet, conta como a cadeira gamer melhorou sua saúde, “tô curtindo a cadeira. Está me dando benefícios para saúde. As dores que eu tinha, muito no pescoço e nas costas, agora não sinto mais. Fico umas 8hrs em frente ao computador e até agora sem reclamações sobre a cadeira”.


OLHOS

Olhos cansados home office
Toque para aumentar

Em pleno século XXI poucas profissões não usam computadores. Com esse tempo na frente tela os nossos olhos podem sofrer danos graves. A médica oftalmologista Stefanie Lee explica que com a atenção que levamos à tela acabamos piscando menos e causando o ressecamento dos olhos. A proximidade das telas que também forçam a vista e podem levar a necessidade de usar óculos. “Agente tem visto que o grau tem aumentado, nesses últimos tempos. Vai fazer o exame dos óculos, criança que não tinha grau começa a ter grau”, conta.

O desconforto do olho seco logo é sentido, exatamente por essa quantidade menor de piscadas. Muitas vezes temos o instinto de logo ir comprar um colírio. “No geral, as lágrimas artificiais não tem problema de serem usadas, quando sentir o olho seco. O problema é que, as vezes quando vamos à farmácia, nos indicam substâncias que não são só lubrificantes. Elas teoricamente até deixam o olho branco, mas têm componentes que podem ser prejudiciais, não só para o olho, a longo prazo como para o corpo inteiro. O ideal é ter certeza de que se trata de um lubrificante mesmo”, afirma a especialista.

Outros conselhos é reduzir o brilho das telas – normalmente essas definições já vem muito altas de fábrica – e ativar os filtros que deixam os tons mais alaranjados, diminuindo o desconforto da luz azul. Existem óculos com esse tipo de filtro e, mesmo sem comprovação científica de sua eficiência, alguns usuários relataram boas experiências.

Stefanie Lee também disse que tão grande quanto a questão da luz azul - que incomoda com sua claridade - é a da proximidade da tela que podem forçar os olhos e causar um cansaço e aumento do grau das lentes corretivas. Para dar um alívio às vistas é recomendado fazer pausas de 20 segundos a cada 20 minutos e mirar o horizonte para que haja uma alternância entre perto e longe. O cuidado ainda deve ser redobrado para quem já passou dos 40 anos.


SAÚDE MENTAL

Saúde Mental home office
Toque para aumentar

Em casa, sozinho e com a rotina quebrada é necessário tomar cuidado com o psicológico, já diria o ditado, “mente sã, corpo são”. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Sigmar Malvezzi explicou à Antena1 que a convivência com outras pessoas é importante. “Nós somos seres sociais dependentes dos outros. Precisamos do contato rotineiro e regular porque todos nós precisamos de complemento. Na rotina com os outros eu fico sabendo e confirmo quem eu sou”, reitera Sigmar.

O homeoffice dificulta a comunicação que algumas vezes seria feita indo à sala ao lado, mas não é ruim em sua totalidade. Trânsito não há, a convivência com seus animais e pessoas que moram na mesma casa aumenta – mas é necessário ter maturidade para que isso não potencialize conflitos. “Homeoffice não é ruim, ele limita. Ficamos mais dependentes da riqueza da subjetividade, da nossa imaginação”.

O profissional ressalta que temos que nos adaptar a essa realidade homeoffice, que acarreta mais isolamento. “A riqueza está dentro de nós e não nas condições em que você vive, as condições podem piorar para você, mas você tem que achar isso dentro de você”, conta Sigmar. Claro que, sempre que possível, você deve melhorar seu ambiente de trabalho para que ele se torne mais pacífico à sua mente.

O grande segredo para manter a saúde mental em dia durante o homeoffice – ou até mesmo durante toda a vida – está na arte. “A arte sempre nos coloca em comunicação com o autor”, justifica o médico. “Assim temos o exercício da imaginação, que é buscar algo que não está na sua frente” e assim a vida se mostra mais estável e calma. Tudo isso aliado a um privilégio de poder trabalhar em algo que cause reconhecimento de si mesmo no produto de seu trabalho – “O trabalho revela quem sou pelo que faço”, conceitua.

Vale lembrar que é importante procurar a ajuda de um profissional da área quando não se tem recursos superar algo sozinho. “Eu aconselho todo mundo a fazer, mesmo sem sentir necessidade, 1 ano ou 1 ano e meio de terapia, porque ela ensina a perceber coisas em você que você não sabe que existe”, recomenda Sigmar Malvezzi.

Veja também:

CLINT EASTWOOD GANHA DOCUMENTÁRIO PARA CELEBRAR OS MAIS DE 50 ANOS DE WARNER

“RED (TAYLOR’ VERSION)” ATINGE NOVO RECORDE COM 1 BILHÃO DE STREAMS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. home office como manter a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.