Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Elton John é destaque na programação

Cantor e pianista tem mais de 50 anos de carreira

Placeholder - loading - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Publicada em  

Roupas extravagantes, óculos chamativos e uma habilidade criativa sem igual. Essa singela descrição já entrega quem é nosso artista homenageado desta semana. Elton John é pianista, cantor, compositor e produtor britânico. Com mais de 50 anos de carreira, ele traz em sua bagagem musical, faixas que são verdadeiros hits atemporais.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #1
Toque para aumentar

Elton John nasceu Reginald Kenneth Dwight em 25 de março de 1947 em Pinner, Middlesex, na Inglaterra.

Sua inclinação para a música começou a aflorar desde muito cedo. Na infância, ele começou a aprender piano em casa com sua avó. Depois, aos sete anos, iniciou as aulas formais, e, finalmente, aos 11 anos de idade, ganhou uma bolsa júnior para a Royal Academy of Music, onde pode estudar mais a fundo.

Aos 15 anos Elton John, que na época era conhecido apenas como Reggie, começou a tocar em pubs locais. Depois, John e alguns amigos formaram uma banda chamada Bluesology.

Esse grupo foi o grande responsável pela mudança de nome de Reggie para Elton John. O artista decidiu homenagear dois de seus companheiros em seu novo nome artístico: o saxofonista Elton Deane e o vocalista Long John Baldry.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #2
Toque para aumentar

Em junho de 1969, Elton John finalmente conseguiu lançar seu primeiro álbum de estúdio. A estreia do pianista e cantor aconteceu sob o selo da DJM Records e foi patenteado de “Empty Sky”.

Seu segundo álbum de estúdio saiu um ano depois, em 1970, e foi autointitulado. Foi dentro desse projeto que John lançou uma das músicas mais icônicas de sua carreira: “Your Song”.



Foi com essa faixa que ele atingiu a fama e o reconhecimento do público. “Your Song” alcançou o número sete no UK Singles Chart, assim como o próprio álbum que atingiu o quarto lugar da Billboard 200 dos Estados Unidos e o quinto do UK Albums Chart.

Embalado por esse bom momento, Elton John se transformou em uma verdadeira máquina de composições. Ainda em 1970, ele lançou seu terceiro álbum de estúdio chamado “Tumbleweed Connection”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #3
Toque para aumentar

Depois, para 1971, o artista reservou o lançamento de seu primeiro álbum ao vivo. “11-17-70” saiu em abril e seu nome era uma referência à data do show original, gravado em 17 de novembro de 1970.

Já em novembro de 1971, o quarto álbum de estúdio de John saiu. O aclamado “Madman Across the Water” conta com mais uma faixa que podemos tranquilamente chamar de hit: “Tiny Dancer”.

Em 1972, Elton John lançou “Honky Château”, seu primeiro projeto a ser topo de chart nos Estados Unidos. Dentro desse álbum, o público encontra grandes clássicos do artista, como “Rocket Man".



Em 1973, Elton John lançou seu sétimo álbum de estúdio que é um verdadeiro clássico do rock: “Goodbye Yellow Brick Road”. O disco foi consagrado platina por sete vezes nos Estados Unidos e entrou para a lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

O ano de 1974 também acompanhou o lançamento de “Caribou”, que apesar de não ter sido um sucesso de crítica, agradou os fãs, que levaram o single “Don’t Let The Sun Go Down On Me” ao primeiro lugar.

No ano de 1975, Elton John apareceu com um grande feito musical, mas agora voltado para a indústria cinematográfica. O artista compôs e interpretou a faixa “Pinball Wizard” para o filme “Tommy”.



O longa conta a história de um menino criado no período do pós-guerra na Inglaterra desenvolve surdez e cegueira psicológica, devido a experiências traumáticas na infância. Habilidoso nos jogos, ele ganha fama como campeão de fliperama, tornando-se ídolo nacional.

“Tommy” caiu nas graças do público e da crítica e recebeu, inclusive, indicações ao Oscar. Elton John, claro, não passou ileso. Foi indicado a Melhor Musical Original, com “Pinball Wizard”.

Ainda nesse ano, John lançou “Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy”. Um álbum autobibliográfico que diz muito sobre o começo de sua carreira. O projeto estreou como número 1 nos Estados Unidos, e lá permaneceu durante sete semanas.

Para o fim de 1975, um ano para lá de movimentado, Elton John surgiu com “Rock of the Westies”. O disco debutou direto no topo da Billboard, assim como seu single de maior sucesso “Island Girl”.

Mais um álbum gravado ao vivo, chamado de “Here And There” saiu em 1976, assim como seu décimo primeiro álbum de estúdio, “Blue Moves”. Esse projeto foi o primeiro a ser gravado e distribuído pelo selo do seu próprio estúdio, o Rocket Records Ltd.

Em um ano cheio de conquistas, não dá para deixar de falar da que muitos consideram como a maior delas: o dueto com Kiki Dee, “Don't Go Breaking My Heart”. A faixa com certeza entra para a lista de hits atemporais de Elton John.



No ano de 1985, John se juntou a outros grandes artistas na icônica faixa "That 's What Friends Are For”. A música foi lançada para angariar fundos para American Foundation for AIDS Research e venceu a categoria Melhor Performance Vocal Pop de Duo ou Grupo, do Grammy Awards.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #4
Toque para aumentar

Em 1991, Elton John firmou mais uma parceria com um grande nome da música: George Michael. Os dois lançaram uma versão ao vivo da faixa “Don’t Let The Sun Go Down On Me”.

Saiba mais: ARTISTA DA SEMANA: GEORGE MICHAEL É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Em 1992, Elton John inaugurou seu próprio instituto de estudo sobre a AIDS após perder grandes amigos para a doença, como o inigualável Freddie Mercury e Ryan White. Nessa época, ele começou a doar todos os lucros de seus singles para a causa.

Em 1994, o artista provou mais uma vez o tamanho da sua grandeza. O artista foi introduzido no Rock and Roll Hall Of Fame e foi escolhido para compor a trilha sonora do filme “O Rei Leão”, da Disney.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

John compôs, sem dúvidas, algumas das canções mais icônicas da história da companhia, como “Can You Feel The Love Tonight”, que rendeu um Oscar e um Grammy Awards, e “Circle Of Life”.

Já em 1997, suas letras saíram das telas e migraram para os palcos. “O Rei Leão” foi adaptado e se transformou em um musical que está até hoje no topo de bilheteria da Broadway e ao redor do mundo todo.



Com a chegada do ano de 1998, Elton John foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II. O agora Sir. recebeu o título real em abril daquele ano por suas contribuições à música e à caridade.

Em 2007, John se apresentou no Madison Square Garden pela sexagésima vez em seu sexagésimo aniversário. O show foi transmitido ao vivo e depois distribuído em DVD.

No ano de 2010, aos 63 anos de idade, Elton John foi pai pela primeira vez. Depois, em 2013, ele teve seu segundo filho. E atualmente seus dois meninos têm 12 e 9 nove anos.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #6
Toque para aumentar

Em 2018, Elton John anunciou sua turnê de despedida. A programação foi divulgada para que cumprisse sua última agenda de shows durante três anos.

Já em 2019, “Rocketman” deixou de ser apenas o título de uma de suas canções mais famosas e passou a ser também o nome de seu filme bibliográfico.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #7
Toque para aumentar

Dexter Fletcher, co-diretor de “Bohemian Rhapsody”, dirigiu o longa sobre a vida de John desde sua infância até a década de 80. Taron Egerton foi o escolhido para ser o protagonista e, ao lado do próprio Elton John performou uma música escrita especialmente para o filme: “(I'm Gonna) Love Me Again".

Em 2020, Elton John foi obrigado a dar uma pausa em sua turnê de despedida por conta da pandemia do Covid-19.

Mas foi justamente nesse período de isolamento que o artista produziu seu mais recente álbum de estúdio, chamado de “The Lockdown Sessions”. O projeto conta com várias parcerias com artistas da atualidade, como Miley Cyrus, Dua Lipa, Lil Nas X, Britney Spears e muito mais.

Saiba mais: ARTISTA DA SEMANA: DUA LIPA É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Atualmente, com 75 anos de idade, Elton John é uma das figuras da música mais conhecidas de todo o mundo. Suas habilidades no piano, voz cativante e letras chiclete, o cantor tem um legado impressionante.

Além disso, impossível não mencionar seu estilo único e chamativo com as roupas coloridas e principalmente os óculos que são marca registrada.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Elton John é destaque na programação" #8
Toque para aumentar

Veja também:AMERICAN CINEMATHEQUE: CONFIRA A LISTA DOS HOMENAGEADOS

U2 REVISITARÁ 40 FAIXAS CLÁSSICAS NA COLEÇÃO 'SONGS OF SURRENDER'




Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana elton john …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.