Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia do rock: os maiores sucessos do gênero na Antena 1

Grandes nomes como Beatles e Queen estão entre os nomes mais conhecidos e queridos pelos ouvintes

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: A banda U2 para photoshoot.
Imagem/Divulgação: A banda U2 para photoshoot.

Publicada em  

O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho no Brasil, em homenagem ao estilo musical. A data foi escolhida pensando no festival Live Aid, que ocorreu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, nos EUA, em 1985. Vida longa ao Rock n’ Roll!

Uma guitarra com escrita rock in roll
Toque para aumentar

O dia de hoje, podemos utilizar como uma ótima oportunidade para celebrarmos um dos gêneros musicais mais influentes e transgressores que existe, principalmente exaltando os artistas que tocam na programação da Antena 1.

Por isso, separamos os 10 "rock n’ rollers” que fazem mais sucesso entre os nossos ouvintes, confira:

  1. Led Zeppelin

Led Zeppelin foi criada em 1968, em Londres, pelo guitarrista Jimmy Page, na época um requisitado músico de estúdio (sua lista de colaborações ia do easy listening de Bart Bacharach ao rock de The Kinks e The Who), pelo vocalista Robert Plant, pelo baterista John Bonham e pelo baixista e tecladista John Paul Jones.

Banda Led Zeppelin

O grupo inglês consolidou o hard rock, mais tarde transmutado em heavy metal, e criou uma ponte definitiva entre o blues e o rock. Além disso, Led Zeppelin alcançou novos padrões comerciais e críticos que fizeram com que eles se tornassem um dos grupos mais influentes da época. A imagem da banda também começou a mudar quando começaram a vestir roupas elaboradas, de flamboyant.

Leia mais: LED ZEPPELIN: CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DOS INTEGRANTES

Destacamos um hit da banda que toca na programação:

2. Rolling Stones

A banda Rolling Stones é um dos maiores grupos de rock internacional da história. Formado na Londres de 1962, o grupo liderado por Mick Jagger foi um dos responsáveis pela explosão do rock no mundo inteiro, no fenômeno que ficou conhecido como “a invasão britânica”.

Símbolo da contracultura e da rebeldia jovem da época, os Rolling Stones representaram uma verdadeira revolução que, além da música, influenciou também o comportamento de toda uma geração através das roupas, dos cabelos compridos, da arte e, principalmente, da atitude.

Um dos hits destaque da banda que toca na programação é “Satisfaction”, confira:

3. The Beatles

The Beatles é formado por quatro jovens de Liverpool que fizeram tanto sucesso que mudaram o comportamento dos cantores dentro e fora do palco, revolucionando os conceitos dos discos, apresentações, moda e composições - além de deixar os nomes de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr marcados para sempre na história.

Em uma década juntos, os cantores transformaram a banda em uma marca valiosa, um símbolo da cultura pop, batendo recordes de vendas e lançando músicas que são icônicas até hoje.

Leia mais: THE BEATLES: RELEMBRE OS 10 MAIORES SUCESSOS DA BANDA

O single “Here Comes the Sun” fez muito sucesso, por isso não poderia faltar aqui na Antena 1, ouça:

4. U2

Formada pelo vocalista Bono Vox, o guitarrista The Edge, o baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen, o U2 nasceu no dia 25 de setembro de 1976, na Irlanda. Sob influência do pós-punk, a banda logo criou sua própria identidade, misturando elementos do pop e da música eletrônica.

Já as letras sempre ganham um viés político. Não foi à toa que Bono e seus companheiros se tornaram representantes de causas ambientais, sociais, econômicas e políticas, além de defensores dos direitos humanos.

Difícil escolher apenas uma canção do U2, mas a selecionada para comemorar o dia do rock é “Sweetest Thing”.

5. Queen

Foi uma das mais populares bandas inglesas dos anos 1970 e 1980, sendo precursora do rock tal como hoje o conhecemos, com magníficas produções dos seus concertos e videoclipes das suas canções.

Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial" (a crítica de hoje considera os Queen como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos), o grupo tornou-se a das mais famosas entre o público, graças à mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury.

Leia mais: #TBT: HÁ 37 ANOS, QUEEN SE APRESENTAVA NO BRASIL PELA SEGUNDA VEZ

A música escolhida é a clássica “I Want to Break Free”:

6. Guns N'Roses

Guns N' Roses é uma banda americana de hard rock, formada na Hollywood de 1985. O conjunto já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. O co-fundador e líder, Axl Rose, e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N 'Roses.

O estilo musical, a presença em palco e a imagem de “bad boy” da banda contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

A faixa “Patience” foi escolhida para esse momento especial:

7. Blondie

A banda Blondie talvez tenha sido a mais "comercial" (e por isso a mais bem-sucedida em termos financeiros) da era punk/new wave predominante no final dos anos 70. Comercial ou não, foi inovadora e teve um papel importante abrindo caminhos para as mulheres no rock, servindo de mola propulsora para as chamadas "rrriot girrls" de hoje, bandas que fazem um som pesado e agressivo, mas que têm garotas como crooners.

A Blondie foi formada em Nova York, em 1974, por Deborah "Debbie" Harry, ex-coelhinha da Playboy, e pelo o guitarrista Chris Stein, ambos remanescentes de outras bandas.

Confira a música da banda que toca na nossa programação especialmente para você:

8. Police

Police foi uma banda de rock formada pelo baixista e vocalista Sting, o guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland. A banda tinha influências do reggae, punk e do jazz. É considerada uma das melhores bandas da década de 80 e tem grandes sucessos, como “Roxanne” e “Every Breath you Take”.

Em 2007, o grupo retornou em fevereiro com uma turnê comemorativa dos 30 anos. Foi marcada com a passagem da banda no Brasil no dia 8 de dezembro com mais de 70 mil pessoas.

“Every Breath You take” é uma das faixas de sucesso do trio. Confira:

9. Dire Straits

No final da década de 70, o punk era o movimento musical dominante. O caos, a subversividade e a rebeldia que exalavam de bandas como Sex Pistols, Ramones, The Stooges, entre outras, faziam a alegria dos jovens revoltosos da época.

Correndo na contramão desta tendência, surgiu o Dire Straits, uma banda "comportada", que ao contrário dos grupos punks, se preocupava em compor melodias harmônicas, arranjos sofisticados e letras densas.

Leia mais: #TBT: EM 1985, O DIRE STRAITS CHEGOU AO TOPO DA PARADA AMERICANA COM “BROTHERS IN ARMS”

Destacamos um dos hits da banda que toca na programação pensado especialmente ao nossos Antenados:

10. The Doors

A trajetória do The Doors foi curta, mas suficiente para sagrá-la como um dos principais nomes do rock'n'roll, e o talento poético e a rebeldia de Morrison foram fatores decisivos para a singularidade do grupo. O grupo surgiu no conturbado ano de 1965. A guerra do Vietnã havia eclodido um ano antes e jovens norte-americanos protestavam como podiam contra ela.

Em todo o mundo, os seus discos já venderam mais de 100 milhões de cópias e de seus DVDs, 5 milhões - continuam a vender cerca de 2,5 milhões anualmente.

O single escolhido que toca na nossa programação, é “People Are Strange”.

Veja também: DIA DO ROCK: COMO NASCEU A DATA

DIA MUNDIAL DO ROCK: RELEMBRE A CARREIRA DE ELVIS, O REI DO ROCK AND ROLL

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia do rock os maiores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.