Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especial Fim de Ano: sommelier Wesley Moreira ensina harmonizações para a ceia

Fundador da Sommelier School, Wesley trabalha na área há 20 anos e traz dicas para a ceia

Placeholder - loading - istock
istock

Publicada em  

Com a aproximação das festas chega a hora de preparar a ceia para receber toda a família com muita comida e histórias para contar ao redor da mesa. Na hora de escolher os itens que vão fazer parte dessa ocasião especial, muitas vezes surgem dúvidas para escolher os vinhos que vão acompanhar a ceia.

Para isso, nada melhor do que chamar um especialista. O sommelier é o fundado da Sommelier School e trabalha no ramo desde 2001 e concedeu uma entrevista à Antena 1 para ajudar a escolher o vinho certo para sua ceia.


Confira a entrevista completa:

Antena 1 - Qual é o tipo de vinho mais procurado pelas pessoas?

Wesley Moreira - A maior preferência são os vinhos tintos, seguidos pelos vinhos espumantes.

A1 - Quais são os rótulos indicados para os consumidores que estão começando o seu interesse sobre vinhos?

  1. M.- O ideal é buscar por vinhoscom estilo mais joviais, que oferecem maior frescor e aromas frutados. Os vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay ou com a uva Alvarinho sempre são boas escolhas, por oferecerem aromas que são fáceis de serem percebidos e, na boca, são bem frescos.

Para os vinhos tintos, sempre gosto de recomendar os produzidos com as uvas Merlot, Montepulciano, Pinot Noir, ou Sangiovese. Estas uvas geram vinhos bem aromáticos, de taninos mais macios e são fáceis de beber.

A1 - Pensando no período natalino, quais vinhos que harmonizam com carnes mais ácidas, como tender?

W.M - Os vinhos espumantes sem dúvida fazem um bom par com carnes com molhos ou cozidas com frutas ácidas. Os vinhos brancos sem madeira e de safras mais novas também funcionam bem.

A1 - As estrelas da noite são sempre as aves, como chester e peru, quais são as uvas e tipos de vinhos de quais regiões que mais harmonizam com esses pratos?

W.M. - Por serem assadas e muito bem temperadas, podemos utilizar vinhos tintos, porém, sempre buscar por tintos leves e frescos, preferencialmente de safras mais novas. Nestes casos a sugestão são os tintos produzidos com uvas como a Pinot Noir, Gamay, Tempranillo, Garnacha, Sangiovese.

A1 - Nesse período, as pessoas servem muitas sobremesas com o "gosto do Natal", como panetone e frutas secas. O que você indica para acompanhar esses pratos?

W.M. - Os vinhos doces produzidos com uvas de colheita tardia funcionam super bem com sobremesas natalinas. Outra opção são os licores a base de frutas, que ficam deliciosos com panettones. O Uruguai é um bom produtor deste estilo de bebida que eles chamam de “Licor de Tannat”, geralmente produzido com a uva tannat super madura macerada com frutas cristalizadas.

A1 - Com relação às outras carnes brancas, o que você indica?

W.M. - Como é muito comum nesta época do ano utilizar molhos a base de frutas para as carnes de modo geral, a melhor escolha acaba sendo os vinhos brancos de safras mais novas, eles oferecem boa intensidade aromas e frescor que fazem um bom par com os assados de final de ano. Os espumantes sempre servem como um coringa. Na dúvida, abra um espumante Brut ou Demi-sec.

A1 - Na hora de presentear os parentes e amigos, muitas pessoas escolhem vinhos para presentear. Quais são as suas indicações?

W.M. - Vinho é sempre um excelente presente, em qualquer época do ano! E, para não errar na escolha do presente de final de ano, a dica é escolher vinhos espumantes, eles são “democráticos” agrada a todos e sem contar que o espumante está intimamente ligado as comemorações, festas e felicidade. Sempre digo que presentear com vinho é dar “felicidade engarrafada”.

Dica: Dê preferência para os espumantes brasileiros, eles oferecem uma excelente relação qualidade x preço e temos uma grande oferta de produtos no mercado. Se a opção for por espumantes importados, sugiro os “Cremant” produzidos em algumas regiões franceses como a Alsácia e o Loire ou o “Prosecco” produzido na Itália.

Veja também

MEGHAN TRAINOR COMPLETA 28 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

LETRA E TRADUÇÃO: PINK – A MILLION DREAMS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especial fim de ano sommelier …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.