Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT da Antena 1: Eros Ramazzotti completa 58 anos

Relembre os maiores sucessos do astro italiano internacionalmente conhecido

Placeholder - loading - Photoshoot
Photoshoot

Publicada em  

Eros Luciano Walter Ramazzotti Molina, mais conhecido como Eros Ramazzotti, nasceu em um bairro, na cidade de Roma, chamado Cinecittà no dia 28 de outubro de 1963.

Hoje, o artista completa 58 anos de idade e quase 40 de carreira e, por isso, nada mais justo do que o TBT da Antena 1 desta semana ser dedicado totalmente a ele. Além disso, Eros também é um dos cantores italianos mais pedidos aqui na rádio.

Confira toda a história dele, desde sua entrada ao mundo da música até os dias atuais, além de relembrar seus maiores sucessos.

Eros Ramazzotti
Toque para aumentar

O INÍCIO

Aos 18 anos de idade, Eros participou do primeiro concurso da carreira, conhecido como ‘Concorso por Voci Nuove’, no Festival de Música Castrocaro de 1981. Por mais que seu ritmo musical tenha sido definido por Rock 80 e ter sido considerado como um dos grandes destaques daquele ano, infelizmente ele não foi o ganhador.

Entretanto, o artista chamou bastante atenção de uma das grandes gravadoras italianas da época, Drogueria Di Drugolo, mais conhecida como DDD. A empresa foi responsável pela assinatura do primeiro contrato do artista. Apenas 3 anos depois, Eros teve sua vitória no festival de San Remo na categoria Novas Vozes de 1984.

Sem perder tempo e ritmo rumo ao sucesso, em 1985, o musicista lançou seu primeiro álbum, chamado “Cuori Agitati”. O single que estourou nas paradas de sucesso italianas foi a faixa “Una Storia” - também responsável pelo prêmio no festival que aconteceu no ano anterior.

Álbum Cuori Agitati
Toque para aumentar

Vencendo uma série de festivais nos anos seguintes, o artista produziu seu segundo disco em 1987, intitulado “CertiMomenti”, sendo essa uma parceria especial com a cantora inglesa PtsyKensit. Juntos, os artistas venderam cerca de 2 milhões de copias em toda a Europa.

Assim com a evidente popularidade, Ramazzotti decidiu investir em mais um novo disco no ano de 1990, chamado In “Ogni Senso”, o que lhe proporcionou um convite muito importante para performar nos Estados Unidos. Três anos depois, Eros também chegou a se apresentar na América Latina, em cerca de 15 países, para promover outro trabalho, o “TutteStorie”.

Foi somente em 1995 que aconteceu um dos momentos mais grandiosos: o astro foi convidado a participar do Summer Festival ao lado de diversas personalidades conhecidas do mundo da música.

Imagem ilustrativa festival
Toque para aumentar

A partir de então, foi sucesso atrás de sucesso, gerando cada vez mais visibilidade em diversos países. Nos primeiros 20 anos de atuação como profissional, Eros Ramazzoti já tinha vendido aproximadamente 30 milhões de discos.

Três anos depois, o artista lançou um disco inédito, autointitulado como“Eros”, no qual continha as primeiras canções e algumas músicas novas. Em 2003, ele deu continuidade ao seu habitual estilo “pop italiano” e, ainda nesse mesmo ano, ele lançou duas edições especiais: um CD duplo gravado ao vivo, o “Eros Ramazzotti Live” e o “Greatest Hits”

Eros Ramazzotti Live
Toque para aumentar

Já em 2012, Ramazzotti assinou um contrato com a empresa de renome Live Nation Italy mas, dessa vez, para a organização de uma turnê mundial.

Meses depois, o artista lançou o álbum ", em parceria com outra gravadora. A primeira música dessa obra, chama-se "Un angelo disteso al sole" e foi lançada em 12 de outubro do mesmo ano. O diferencial deste trabalho é que a faixa foi gravada na língua italiana e espanhola (" Um anjo tu eres como el sol") e assim chegou a alcançar o número 1 no iTunes.

Para conferir mais sobre sua discografia e algumas informações, acesse o site oficial de Eros, clicando aqui.

DICA ANTENA 1

Relembre agora alguns de seus maiores sucessos ao decorrer de toda sua trajetória musical:

Più Bella Cosa

O single foi escrito pelo próprio cantor em 1996 e pode ser encontrado no primeiro álbum, “Dove c'è música”. A canção fez um grande sucesso e alcançou várias paradas musicais em diversos países da Europa, como Itália, Espanha e Bélgica. O videoclipe foi lançado em outubro de 2009 e hoje conta com quase 390 milhões de visualizações.



Un Angelo Disteso Al Sole

A música foi lançada em de outubro de 2012, como faixa a principal do álbum “Noi”. Além disso, uma versão em espanhol intitulada "Un ángel como el sol tú eres", também foi divulgada para a edição hispânica do disco, “Somos”.

O single foi escrito por Ramazzotti em parceria com Luca Chiaravalli e Saverio Grandi.

Hoje o videoclipe, publicado no mesmo ano, conta com cerca de 60 milhões de visualizações no YouTube, além de, é claro, de ser uma das músicas mais pedidas do cantor aqui na Antena 1.



Inevitabile (Georgia ft. Eros)

“Inevitabile” é o terceiro single do oitavo álbum, ‘Dietro le apparenze”, de Giorgia, cantora, compositora, apresentadora de rádio e produtora musical italiana. O hit é um dueto realizado especialmente com Eros Ramazzotti e lançado nas rádios italianas no dia 18 de novembro de 2011.

Em janeiro do ano seguinte, a música foi certificada pela FIMI (Federazione Industria Musicale Italiana) - organização que representa cerca de 2.500 empresas produtoras e distribuidoras de música e gravação da Itália - com um recorde de ouro por alcançar mais de 15.000 cópias vendidas.

Meses depois, em julho de 2012, “Inevitabile” também foi certificada de platina por ter vendido mais de 30.000 cópias ao redor do mundo.

Hoje o videoclipe soma aproximadamente 40 milhões de visualizações no canal oficial de Eros no YouTube.


Curiosidades do cantor

  • Comandante da Ordem do Mérito da República Italiana

Isso mesmo! Eros Ramazzotti também é comandante. Ele recebeu a quarta maior homenagem civil na Itália pelo que era o presidente da república, Carlo Azeglio Ciampi, em fevereiro de 2006.

Ordem do Mérito da República Italiana

  • Dueto Tina Turner

Você sabia que Eros já fez um dueto com nada menos nada mais que a estrela Tina Turner em 1998? Sua canção “Cose dela vita”, sendo uma das mais conhecidas do artista, foi originalmente criada em 1993 para seu álbum “Tutte Storie”, cujo clipe oficial foi dirigido pelo cineasta Spike Lee.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT da Antena 1: Eros Ramazzotti completa 58 anos" #5
Toque para aumentar

O cantor convidou Tina, em 1998, e ela mesma compôs toda a parte em inglês da música. "Cose Della Vita - Can't Stop Thinking Of You" foi #6 na Inglaterra e #18 nos Estados Unidos. Relembre:



  • Outra paixão

Ler livros é um dos outros grandes amores do cantor, além, é claro, da música, já que diversas de suas produções e composições são inspiradas em livros.

Um exemplo é a canção “Piedra Pequena” foi inspirada no livro 'La danza inmóvil' de Manuel Scorza - romancista e poeta Peruano da geração dos anos 50.

La danza inmóvil de Manuel Scorza
Toque para aumentar

Já a música “Lettera al futuro”'foi inspirada na história de 'The Mask of the Red Death', de Edgar Alan Poe, autor americano.

Edgar Allan Poe
Toque para aumentar

E, por último mas não menos importante, o single 'Fable' é inspirada em uma história de Hermann Hesse, escritor e pintor alemão.

Hermann Hesse
Toque para aumentar
  • Homenagens em suas canções

Não são apenas em livros e grandes obras literárias que o cantor se baseia não! Como todo artista, suas grandes inspirações vêm de pessoas próximas e amadas, e momentos significativos de sua vida.

Você já percebeu que a canção “La cosa más bella” é dedicada à mãe de Eros? A oba foi lançada após a morte dela e, por isso, contém um tema muito rítmico, já que Eros tinha a intenção de justamente de transmitir a personalidade alegre que ela tinha.

Já “Più bella cosa” faz parte do álbum mais vendido da carreira do músico, intitulado 'Divce c'è Música'. A canção foi feita em homenagem a sua filha, Aurora Sophie. Além disso, essa é a música com que Eros que costuma encerrar os shows.

Eros e Aurora Ramazzotti
Toque para aumentar

Lista Prêmios

Claro que não podíamos deixar de falar dos principais prêmios conquistados pelo cantor italiano ao decorrer anos. Veja a lista abaixo:

Prêmio Echo de Melhor Artista Internacional Masculino (1997 e 1999)

World Music Award: Artista que Mais Vendeu – Itália (1997, 2001 e 2004)

Prêmio Porin de Melhor Álbum Pop/Rock Estrangeiro (1997)

World Music Award for World's Best Italian Male Artist (2003)

World Music Awards: melhor artista masculino Pop/Rock (2003)

World Music Awards: melhor artista italiano (2004)

Telegatto Awards: Prêmio Platina para a música italiana no exterior (2006)

Prêmio Videoclip Italiano: Prêmio Especial de Comunicação em Vídeo e Música (2007)

NIAF Awards: Prêmio Carreira (2008)

Prêmio Ondas: Prêmio Carreira (2012)

Na loja oficial do artista, os fãs podem escolher entre diversos produtos e itens personalizados. Para conferir todas as coleções disponíveis, clique aqui.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT da Antena 1: Eros Ramazzotti completa 58 anos" #10
Toque para aumentar

Você sabia que agora a Antena 1 também está no WhatsApp? Envie suas dúvidas e sugestões pelo grupo que estaremos sempre presentes para atendê-los! Além de ficar sabendo das melhores novidades em primeira mão.

Faça parte acessando o link: Grupo Whatsapp Antena 1.

Veja também:

"Spencer": Kristen Stewart dá vida à Princesa Diana em novo longa

Warner Musica cria perfil para Led Zeppelin no TikTok

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt da antena 1 eros …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.