Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“The Boy Named If”: Elvis Costello & The Imposters lançam novo álbum

O disco conta com 13 faixas, marcando o sexto lançamento de Costello desde outubro de 2020

Placeholder - loading - Elvis Costello em fundo rosa para photoshoot. - Foto por Matt Licari
Elvis Costello em fundo rosa para photoshoot. - Foto por Matt Licari

Publicada em  

Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o cantor, compositor e músico britânico, Elvis Costello lança seu mais novo álbum intitulado “The Boy Named If”. O projeto foi produzido pelo próprio artista em parceria com Sebastian Krys, engenheiro de som e produtor argentino.

O disco conta com 10 faixas inéditas, além daquelas que já haviam sido lançadas no decorrer dos últimos meses, sendo “Magnificent Hurt”, “Farewell, OK” e “Paint the Red Rose Blue”.

Segundo Elvis, a coletânea de singles tem com intenção levar os ouvintes “dos últimos dias de uma infância desnorteada até aquele momento mortificante em que nos mandam parar de agir com uma criança- o que para a maioria dos homens (e talvez algumas garotas também) pode ser a qualquer momento nos próximos 50 anos de idade.”, afirmou em suas redes sociais.

Capa do disco The Boy Named If de Elvis Costello e The Imposters, lançado em 2022
Toque para aumentar

Quanto a origem do nome, Costello também contou que o termo “If” é um apelido para um amigo imaginário, “o seu “eu” secreto, aquele que sabe tudo o que você nega, aquele que você culpa pela louça quebrada e pelos corações que você quebra, até mesmo o seu.?Você pode ouvir mais sobre esse 'Boy' em uma música de mesmo nome”, relatou o artista ao se referir a música-título do álbum.

O novo trabalho funciona com uma ordem específica: uma sequência sobre a transição emocional e hormonal da infância para a fase adulta.

Além disso, o projeto também é acompanhado por um livro com 13 contos ilustrados exclusivos, que tem como objetivo expandir o olhar o público sobre o envelhecimento e o passar do tempo "acelerado" - assim como tivemos essa mesma sensação, principalmente, nos últimos dois anos. Essa edição é capa dura e contém 88 página, todas numeradas e assinadas pelo músico.

Livro complementar ao disco The Boy Named If de Elvis Costello e The Imposters
Toque para aumentar

“O que quer que você tire desses contos, eu os escrevi para você e para tornar a vida dessas músicas um pouco menos solitária, se você quiser mergulhar um pouco mais fundo”, relata Elvis.

Veja a tracklist completa:

  1. Farewell, OK
  2. The Boy Named If
  3. Penelope Halfpenny
  4. The Difference
  5. What If I Can’t Give You Anything But Love?
  6. Paint the Red Rose Blue
  7. Mistook Me for a Friend
  8. My Most Beautiful Mistake (guest vocal by Nicole Atkins)
  9. Magnificent Hurt
  10. The Man You Love to Hate
  11. The Death of Magic Thinking
  12. Trick Out the Truth
  13. Mr. Crescent

O registro do novo álbum vem por meio da EMI em parceria com Capitol Records, para o lançamento oficial nos Estados Unidos. Além do formato digital, "The Boy Named If" está disponível na versão de vinil, CD e cassete, bem como para download dos usuários das principais plataformas de streaming musicais. Confira:

Vynil version

Versão em vinil vermelho do disco The Boy Named If de Elvis Costello e The Imposters
Toque para aumentar

CD version

Versão em CD vermelho do disco The Boy Named If de Elvis Costello e The Imposters

K7 version

Versão em k7 do disco The Boy Named If de Elvis Costello e The Imposters
Toque para aumentar

Além dos diferentes formatos disponibilizados pela equipe do artista, no site oficial do cantor está acontecendo um sorteio no qual os fãs podem ganhar o livro juntamente com a versão em vinil do álbum.

Kit promocional do disco The Boy Named If de Elvis Costello e The Imposters
Toque para aumentar

Clique aqui para ver as regras e participar do projeto.

Ouça a todas as músicas do álbum na playlist oficial do Elvis Costello no YouTube. Para isso, clique no player abaixo:



Uma curiosidade interessante sobre o projeto é que o musicista começou a produzi-lo com apenas uma guitarra elétrica. “Comecei 'The Boy Named If' com apenas uma guitarra elétrica, alguns sustenidos e rasos, saltos altos e baixos, com cinco músicas em tons maiores brilhantes e continuei a escrever um disco totalmente novo para o The Imposters tocar”, conta Costello.

Elvis Costello e The Imposters
Toque para aumentar

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, "enquanto as letras são complicadas, a música simplesmente avança. Como tantos álbuns de pandemia, “The Boy Named If” foi montado remotamente. No entanto, os impostores soam alegremente, brutalmente unificados, tão eriçados quanto as atrações em "This Year's Model" ou The Impostors em "When I Was Cruel" em 2002".

Como podemos ver pela avaliação positiva, já era de se esperar que a nota do disco no Metacritic – um dos sites mais conceituados na avaliação musical das obras - fosse alta. Até o momento, "The Boy Named If" está com uma nota equivalente a 85 pontos de 100 e já foi classificado pelo site como o segundo melhor lançamento de 2022.

Avaliação do site Metacritic do álbum The Boy Named If
Toque para aumentar

Veja também:

“BRIGHTSIDE”: THE LUMINEERS LANÇAM SEU MAIS NOVO ÁLBUM

SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA 1 (10/01 - 14/01)

Escrito por Heloisa Marques Barbosa e Nicole Defillo

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. the boy named if elvis …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.