Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Do clássico ao atual: 10 músicas italianas para você ouvir

Conheça grandes nomes que devem fazer parte da sua playlist

Placeholder - loading - Foto: divulgação
Foto: divulgação

Publicada em  

Os italianos são conhecidos por serem ótimos galanteadores, como verdadeiros especialistas em romance, usam e abusam desse atributo em suas músicas. A forma como cativam seu público e derretem corações faz parte de sua cultura, independente da era em que apresentam suas obras.

Calorosos, bastante sonoros e divertidos, os italianos se assimilam muito ao povo brasileiro. E não é à toa! A cada 100 brasileiros, 15 têm seus descendentes vindos da Itália. Então faz todo sentido sentirmos essa identificação, querendo ou não, é parte da história de alguns de nós.

Por isso, a Antena 1 não podia perder a oportunidade de trazer um pouco mais dessa cultura aos nossos ouvintes! Confira desde as mais emblemáticas canções italianas, até os grandes sucessos da atualidade.

1 – ‘O Sole Mio’ (1916), Enrico Caruso

A canção napolitana originalmente publicada em 1898 é um sucesso mundial, e foi interpretada por incontáveis cantores ao longo da história. Entre os grandes nomes que já performaram a faixa está Luciano Pavarotti, Frank Sinatra, Elvis Presley e até Elton John!

A versão do Enrico Caruso foi uma das que teve muito renome, graças ao seu carisma e forte temperamento. Nascido em Nápoles, no ano de 1873, o cantor era considerado um dos maiores tenores mundialmente.

Enrico Caruso
Toque para aumentar

A faixa foi composta pelo jornalista Giovanni Capurro ao lado do cantor e compositor Eduardo Di Capua, que se inspirou do nascer do sol sobre o Mar Negro. Apesar da canção ser extremamente prestigiada até os dias de hoje, a dupla infelizmente não teve tempo de se beneficiar com sua grandeza.



2 – Nel blu dipinto di blu (1958), Domenico Modugno

Popularmente conhecida como “Volare”, foi composta por Domenico Modugno e Franco Migliacci. A música você com certeza conhece, afinal vendeu mais de 22 milhões de cópias ao redor do mundo e ganhou o primeiríssimo prêmio do Grammy de “Gravação do ano” em 1959.

Modugno
Toque para aumentar

O single nasceu do acaso, enquanto Domenico observava os lençóis do varal pairando no ar durante uma grande tempestade que se instaurou em Roma, começou a cantarolar “volare, oh oh”. E, inesperadamente surgiu um dos maiores hits da música italiana!

A faixa foi apresentada pela primeira vez no Festival de Sanremo e teve ótima repercussão. Assim, no mesmo ano, participou do Festival Eurovisão da Canção e conquistou o terceiro lugar.



3 – Detemi um Martello (1964), Rita Pavone

Um dos grandes sucessos dos anos 60, a canção conquistou os corações de muitos brasileiros, sendo até considerada pela própria Rita como sua marca no Brasil. A italiana é abertamente fã de nosso país e diz que chegou a se inspirar em Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee e outros de nossos clássicos para produzir suas músicas.

Rita Pavone
Toque para aumentar

Nascida em Turim, a cantora tornou-se um sucesso mundial em 1962 com o single “La Partita di pallone”, que lançou quando tinha apenas 17 anos.

A artista é tão adorada por aqui que fez um show em 2018, “Rita Is Back”, depois de mais de 50 anos sem pisar os pés em solo brasileiro.

“Estou muito feliz e animada por voltar a um país que me amou tanto. Eu escrevi sobre o Brasil em minhas duas autobiografias. Há páginas inteiras dedicadas ao país e aos meus extraordinários fãs brasileiros.”, contou em entrevista na época.



4 - Più Bella Cosa (1996), Eros Ramazzotti

Lançada como primeiro single do álbum “Dove c’è musica”, a faixa foi uma homenagem à sua então namorada, a modelo suíça Michelle Hunziker. O álbum vendeu mais de 7 milhões de cópias ao redor do mundo e a canção fez tanto sucesso que entrou em diversas paradas musicais ao redor da Europa.

Eros Ramazzotti
Toque para aumentar

A música foi apresentada no Festivalbar de 1996, recebendo prêmios como “Melhor Canção” e “Melhor Álbum”. No ano seguinte, a composição foi a vencedora do MTV Europe Gold Awards e também recebeu certificações de Prata, Ouro e Platina.



LEIA MAIS: Veja as estreias da Netflix para dezembro

5 – Conte Te Partirò (1997), Andrea Bocelli

Outra música de muito renome é a cantada por Andrea Bocelli no Festival de Sanremo em 1995. No mesmo ano o artista lançou a canção no álbum “Bocelli” e ganhou grande destaque se estabelecendo no topo das paradas de países como França e Bélgica.

Andrea Bocelli
Toque para aumentar

Andrea começou sua carreira com apresentações noturnas em bares locais quando finalmente assinou seu primeiro contrato com a Sugar Music. Então, a partir de 1994, se tornou um sucesso mundial ao vencer o 44º Festival de Música de Sanremo, com a música "Miserere". O artista começou a fazer história desde essa vitória, pois teve as melhores notas já registradas na seção de estreantes.

“Con te Partirò” é a canção assinatura de Bocelli e também teve sua versão cantada em em italiano e em inglês – “Time to Say Goodbye” – ao lado da soprano inglesa Sarah Brightman. E da mesma forma que a original, a nova versão fez história na Europa, em especial na Alemanha, onde se tornou o single mais vendido de todos os tempos.



6 – Io Canto (2006), Laura Pausini

A profissional, que também ganhou fama com a vitória do Festival de Música de Sanremo, é um sucesso mundial e a primeira cantora italiana na história a ganhar um Grammy. Laura Pausini lançou inúmeras produções de sucesso, chegando até a receber um certificado de diamante por seu primeiro álbum em espanhol, “Pausini”.



Além de dar nome à música, “Io Canto” é o título de seu nono disco, que foi o álbum mais vendido da Itália no ano de sua estreia. O projeto é composto de clássicas canções italianas, com Laura no vocal para interpretar as três décadas da música pop. Segundo a cantora, a intenção era fazer com que o público estrangeiro e os jovens pudessem conhecer um pouco da história da música italiana.

Io Canto Laura
Toque para aumentar

Você sabia que a Antena 1 foi a primeira rádio do Brasil a tocar músicas da Laura Pausini? Não é à toa que a cantora faz muito sucesso no país.

Confira mais detalhes sobre a artista na entrevista que ela deu à rádio:



7 – Hai Delle Isole Negli Occhi (2012), Tiziano Ferro

Parte do quinto álbum de Ferro, “L’amore è uma cosa semplice”, a canção fez sucesso nas paradas ganhando um disco de ouro. Foi tão bem recebida pelo público que teve até tradução para o espanhol, apresentada por Mónica Vélez e Angélica Enciso.

Tiziano Ferro “L’amore è uma cosa semplice”
Toque para aumentar

Atualmente, o artista é um dos principais cantores do pop italiano e segue ganhando os corações de fãs com suas belíssimas e muito românticas composições.



8 – E Più Ti Penso (2015), Andrea Bocelli e Ariana Grande

Repleta de magia e paixão, a canção nas vozes de Bocelli e Ariana Grande deslumbra qualquer ouvinte. Originalmente lançada para a trilha sonora do filme “Era uma Vez na América”, foi escrita por Ennio Morricone , Mogol e Tony Renis, em 1984.

Imagem de conteúdo da notícia "Do clássico ao atual: 10 músicas italianas para você ouvir" #8
Toque para aumentar

Com a regravação feita pelo dueto em 2015, a canção faz parte do quinto álbum de Bocelli, “Cinema”.

Imagem de conteúdo da notícia "Do clássico ao atual: 10 músicas italianas para você ouvir" #9
Toque para aumentar

A música estreou com muito louvor ocupando o primeiro lugar na Billboard Classical Digital, tornando-se a primeira aparição de Ariana Grande nas paradas. Uma dupla extremamente potente, de voz tocante e inesquecível.



9 – Fall on Me (2018), Andrea e Matteo Bocelli

Uma canção performada por pai e filho é uma das coisas mais emocionantes de ser ver, principalmente quando seu pai é um dos maiores nomes da ópera italiana atual.

"Qualquer um que seja pai, qualquer pessoa que conheça a preciosa responsabilidade de ser mãe ou pai, compreenderá totalmente o significado desta peça.‘Fall On Me’ é a primeira vez que faço dueto com meu filho Matteo Bocelli", disse Andrea.

Imagem de conteúdo da notícia "Do clássico ao atual: 10 músicas italianas para você ouvir" #10
Toque para aumentar

A faixa interpretada pela dupla é parte da trilha sonora do filme “Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” e foi originalmente lançada como parte do álbum “Sì”, de Andrea. Para o longa a Walt Disney Records lançou um EP com versões em inglês, italiano, russo, alemão e francês visando promover o filme.

Imagem de conteúdo da notícia "Do clássico ao atual: 10 músicas italianas para você ouvir" #11
Toque para aumentar

Uma das coisas mais incríveis do single é o fato dele nos apresentar Matteo, um cantor de apenas 24 anos, mas que, como o pai, parece estar destinado ao sucesso. Sua voz é delicada e hipnotizante, então podem anotar: ele será um dos novos queridinhos do público.



10 – Luna (2019), Jovanotti

O single é a primeira faixa do primeiro álbum de covers do cantor, intitulado “Lorenzo sulla Luna”. A seleção de Jovanotti foi simples: escolheu diversas canções com a palavra “Luna” no título. Assim como Laura Pausini, o cantor e compositor elegeu músicas que viajam pelo tempo, incluindo composições que vão dos anos 60 até a atualidade.

Imagem de conteúdo da notícia "Do clássico ao atual: 10 músicas italianas para você ouvir" #12
Toque para aumentar

O single em questão é uma releitura da obra do cantor Gianni Togni, que originalmente lançou a música em 1980. Na época a faixa foi anunciada no quinquagésimo aniversário do pouso na lua e foi considerada como um sucesso de verão.



Gostou das recomendações? Então fique sintonizado na Antena 1 para ouvir alguns desses grandes nomes ao vivo!

Veja também:

Playlist Antena 1: As 10 melhores músicas do John Legend

Letra e Tradução: Lady Gaga e Tony Bennett – I’ve Got You Under My Skin

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. do classico ao atual 10 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.