Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: a-ha

a-ha

Pal Gamst Waaktaar e Magne Furuholmen são amigos desde a infância. Tocavam no Bridges antes de conhecer Morten Harket, que também tinha uma banda com seu irmão Hakkon. O encontro do trio aconteceu em 1982 e em pouco tempo surgia o A-HA, o primeiro grupo norueguês a obter sucesso internacional.

O grupo imigrou para Inglaterra e tocou em muitos clubes londrinos até conseguir um contrato com a WEA em 1983. Foi assinar e explodir. O hit 'Take on Me', lançado originalmente em 1984, chegou ao topo das paradas na Noruega, na Inglaterra e nos Estados Unidos, impulsionado pelo videoclipe de animação que remetia à s histórias em quadrinhos e que rapidamente transformou o grupo na maior sensação do momento. O disco de estréia Hunting High and Low de 1985, atingiu os primeiros lugares em nove paà­ses, colocando também a faixa tà­tulo em posições de destaque.



'The Sun Always Shines On TV' produziu o mesmo efeito, as duas versões do single ocuparam ao mesmo tempo o primeiro e o segundo lugares na parada norueguesa, enquanto os hits anteriores continuavam na programação das rádios do mundo todo. Depois veio Scoundrel Days (1986), um álbum com letras mais maduras de Pal Waaktaar e com a substituição da bateria eletrônica pela tradicional. 'Cry Wolf', 'I've Been Losing You' e 'Swing of Things' foram as mais tocadas.

Em 1987, Pal e Mags co-escreveram junto ao compositor John Barry, o tema do filme 007 Marcado Para a Morte, com Timothy Dalton vivendo as aventuras do espião James Bond. A música "˜The Living Daylights"™ agradou mais que o filme e, no ano seguinte, a banda continuou nas paradas graças à  faixa-tà­tulo 'Stay on These Roads', uma balada açucarada que contradizia uma provocação de Waaktaar à  imprensa britânica, dizendo que o A-HA era mais rock'n'roll que o Def Leppard. O fato foi muito comentado, mas não significou boa propaganda para o grupo, que decidiu sair em turnê para manter a popularidade.

A turnê sul-americana de 1989 atraiu multidões de adolescentes e a passagem pelo Brasil resultou em dois álbuns exclusivos: On Tour in Brazil e Best in Brazil. No ano seguinte lançaram East of the Sun, West of the Moon, que trazia a regravação de 'Crying in the Rain', escrita por Carole King em 1962. A música tinha sido sucesso na versão Early Brothers, mas não emplacou o álbum do trio. Então eles voltaram ao Brasil, primeiro para participar do Rock in Rio II, depois para uma extensa turnê.

Após o lançamento de Memorial Beach em 1993, o grupo se desfez. Morten Harket lançou um disco solo que não fez sucesso, o tecladista Magne Furuholmen passou a dedicar-se à  pintura e, assim como seus dois parceiros, Pal também fracassou em outros projetos.

Eles se reencontraram em 2000 para gravar o álbum Minor Earth Major Sky, que só atraiu a atenção dos fãs de carteirinha. Já o disco seguinte Lifelines, de 2002, vendeu bem na Europa e ainda rendeu uma turnê, que foi documentada no disco ao vivo How Can I Sleep With Your Voice in My Head, lançado em 2003.

Em 2004, a banda celebrou o seu vigésimo aniversário com o lançamento de uma nova coletânea de singles: The Singles: 1984-2004, trazendo a banda de volta ao Top 20 Britânico de àlbuns, no qual conquistaram a 13ª colocação. Durante sua carreira, a banda lançou oficialmente 36 singles, 15 deste tornaram-se Top 10 na Grã-Bretanha, e 15 singles foram primeiros colocados nas listas das rádios em todo o mundo. O novo álbum de singles inclui alguns dos pontos altos do A-ha nos últimos vinte anos.

Em 2 de julho de 2005, o A-ha apresentou-se no Live 8, em Berlim. Segundo a lenda musical e formador do Beach Boys, Brian Wilson, o A-ha fez uma apresentação em Berlin perante um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Ele iniciaram o concerto com "Hunting High and Low," com a participação do público até o final. "Take on Me" deixou a multidão eufórica, entretanto, Morten Harket teve sérias dificuldades para escutar a si mesmo e pedir dois minutos de pausa, usados para comentar a causa do Live 8 e o "longo caminho rumo a justiça". Os dois minutos de pausa se tornaram sete minutos e a terceira canção, "Summer Moved On", tornou-se a última das quatro canções que deveriam ter sido tocadas. O tempo concedido ao A-ha tinha estourado e os organizadores disseram para eles deixarem o palco. Após a apresentação, Magne Furuholmen disse que eles tiveram certamente algumas dificuldades técnicas. "Isso é normal em um festival deste tamanho. No final, o público queria mais quando saà­mos do palco, logo, esperamos esperançosamente ter feito a nossa parte para o sucesso total do evento", comentou.

Em 12 de setembro, o a-ha voltou ao Estados Unidos (no Irving Plaza, na cidade de Nova Iorque) para o primeiro concerto da banda em solo norte-americano desde 1986. Uma pequena improvisação de "Take on Me" ocorreu em 11 de setembro na Times Square. Em 27 de agosto de 2005 a banda fez uma apresentação para 120.000 pessoas em Frognerparken em Oslo, a maior já realizada na Noruega.

Em 4 de novembro de 2005, lançaram seu novo álbum de estúdio, Analogue. "Celice", o primeiro single, foi lançado em 4 de Outubro em todo o território europeu. Mais tarde no mesmo mês, seguiu-se uma turnê, com apresentação em Bruxelas, França, Alemanha e Inglaterra. Quando o primeiro lançamento da canção "Analogue" seguiu-se na Inglaterra, em Janeiro de 2006, dando ao A-ha o seu primeiro Top Ten Inglês desde 1988. Mais datas foram adicionadas a turnê, incluindo uma aparesentação no London's Shepherd's Bush em 2 de Fevereiro de 2006, um especial para a televisão na àfrica e um festival no Chile. O terceiro single na Europa (segundo na Inglaterra) foi "Cosy Prisons".
Em 2006 a banda regravou um cover de John Lennon, "#9 Dream", para a Anistia Internacional. Em 30 de Outubro receberam em Londres o prestigioso Q Inspiration Award, por sua longa contribuição para a música e por inspirar muitos dos seus jovens colegas nos negócios.

Durante o mês de agosto de 2007 a banda sugeriu uma provável mudança de direção, uma terceira fase, e que poderiam dar uma pausa de três anos, voltando apenas em 2010. Contudo, alguns shows ainda foram realizados com a inclusão de #9 Dream no Setlist. E felizmente houve uma mudança de planos, com novos shows em 2008 e os planos de gravação de um novo álbum, tendo inclusive lançado músicas inéditas em apresentações recentes.
Em Março de 2009 o a-ha retornou à  América do Sul, para dois shows no Brasil e um no Chile. A banda lançou, no dia 24 de Abril um novo single, intitulado Foot of the Mountain, o primeiro do novo álbum " Foot of the Mountain " lançado em Junho de 2009. Com o grande sucesso de Foot of the Mountain, as faixas Shadowside e Nothing is Keeping You Here foram lançadas e tiveram boa aceitação entre os fãs.

Em um dos episódios das série animada da FX Family Guy Chris Griffin "entra" no mundo apresentado no clipe original de Take On Me, em aproximadamente 50 segundos de cena, e uma parte da música é apresentada. Esse é um dos números músicais mais famosos do programa juntamente com Surfing Bird do The Trashman, interpretado por Peter Griffin, e Everything I do (I do It For You) do Bryan Adams, interpretado por Stewie Griffin

No dia 8 de outubro de 2009, os integrantes dos a-ha anunciaram o fim definitivo da banda, no fim de 2010. Em nota oficial, Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy alegaram a vontade de perseguir outros objetivos, como trabalhos humanitários, polà­tica, ou novos rumos no campo da música e das artes. Em março de 2010, os A-ha fez sua última turnê na América do Sul. A banda se apresentou em Buenos Aires, Santiago e mais sete cidades brasileiras. O show em Fortaleza, realizado em 20 de março de 2010, foi o último em solo brasileiro. Na ocasião, os integrantes da banda fizeram questão de agradecer ao público do Brasil. Grande parte dos shows tiveram todos os seus ingressos vendidos. Em maio, a banda prosseguiu sua turnê mundial com sete shows em quatro cidades norte-americanas. A passagem da banda pelos Estados Unidos da América teve grande repercussão na mà­dia local e os membros da banda foram muito requisitados para darem entrevistas à s rádios locais. Em junho e julho, eles fizeram alguns shows em festivais pequenos, passando pela Suà­ça, Austria e Alemanha, além de fazerem seu primeiro e último show na Hungria. Em agosto, eles tocaram em duas cidades japonesas, Tóquio e Osaka, no prestigiado Summer Sonic Festival. Depois, foram para a Noruega e fizeram seis shows, tocando para cerca de 110 mil pessoas. Em outubro e novembro, eles fizeram shows nas principais arenas européias, passando por Holanda, Bélgica, França, Espanha, Suà­ça, Alemanha, Ucrânia, Belarus, Letônia, Lituânia, Rússia e Reino Unido. Grande parte desses shows tiveram todos os ingressos vendidos.

Nos dias 30 de novembro e 2, 3 e 4 de dezembro, o A-HA fez seus quatro últimos shows, no Oslo Spektrum. Todos os 39 mil ingressos foram vendidos.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: 25 (Deluxe Version) 25 (Deluxe Version)
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: The Singles 1984-2004 (Remastered) The Singles 1984-2004 (Remastered)
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Scoundrel Days Scoundrel Days
1986

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >
  >