Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Alanis Morissette

Alanis Morissette

Alanis Nadine Morissette, mais conhecida apenas como Alanis Morissette, é uma cantora canadense. A também compositora nasceu no dia 1º de junho de 1974, em Ottawa, capital do Canadá.

Desde a infância, Alanis envolveu-se com música. Aos seis anos, passou a tocar piano, compor músicas e cantar no coral da igreja. Durante a adolescência, a artista sofreu com anorexia e bulimia. Alguns trechos de suas canções refletem este momento de sua vida.

O primeiro álbum de estúdio, intitulado Alanis, teve estreia em 1991. O trabalho foi lançado apenas no Canadá e, com estilo dance-pop, conquistou um disco de platina. A faixa "Feel Your Love" foi co-escrita por Morissette e divulgada como primeiro single do repertório.

O segundo álbum, nomeado Now Is The Time, também foi liberado somente no país de origem da cantora, em 1992. O disco contou com músicas como "An Emotion Away" e “No Apologies", mas não obteve sucesso algum.

Isso fez com que Alanis perdesse seu contrato com a gravadora MCA Records.

Em 1994, mudou-se para os Estados Unidos, naturalizando-se também americana. Foi quando conheceu Glen Ballard, produtor do seu terceiro álbum de carreira e o primeiro internacional, liberado em 1995 com o nome de Jagged Little Pill. Juntos, compuseram a canção "All I Really Want" – que ficou entre os primeiros singles das paradas americana e australiana. "You Oughta Know", "Ironic", "You Learn", "Head Over Feet” e "Hand In My Pocket" também se tornaram hits.

O quarto disco da cantora, chamado Supposed Former Infatuation Junkie, foi lançado em 1998 e vendeu um milhão de cópias pelo mundo já no primeiro dia. "Thank U" e "So Pure" foram indicados ao Grammy e, com “So Pure”, a canadense conquistou o prêmio de Melhor Performance Vocal Feminina no Festival de Woodstock em 1999.

Em 2002, foi a vez de o quinto álbum de estúdio, intitulado Under Rug Swept, ser conhecido pelos fãs. O disco foi produzido pela própria artista, mas a venda foi mais fraca que as anteriores. Ainda assim, o projeto ficou conhecido pelas faixas "Hands Clean" e "Precious Illusions".

"This Grudge", "Spinelles" e "Excuses" foram sucessos do sexto álbum, nomeado So-Called Chaos e lançado em 2004. Quatro anos depois, em 2008, Morissette divulgou o disco Flavors of Entanglement, que venceu na categoria de Melhor Álbum Pop do Juno Awards – premiação de artistas canadenses. A música "Underneath" foi um destaque do projeto.

Já em 2012, chegou às lojas o oitavo disco de Alanis ser conhecido pelo mundo. Chamado Havoc and Bright Lights, o álbum estreou em quinto lugar na Billboard 200, vendendo mais de 30 mil cópias nos Estados Unidos e 82 mil em todo o mundo. O single “Guardian” foi a primeira faixa da produção.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Jagged Little Pill (2015 Remastered) Jagged Little Pill (2015 Remastered)
2015

Imagem em Miniatura do Álbum: Flavors of Entanglement (Deluxe Edition) Flavors of Entanglement (Deluxe Edition)
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: iTunes Originals: Alanis Morissette iTunes Originals: Alanis Morissette
2004

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville