Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Seal

Seal

Seal surgiu da cena house music inglesa no inà­cio dos anos 90 para tornar-se o mais popular vocalista Britânico de soul da década. Embora seu material inicial mostrado até então, continha marcas de acid-house, na metade dos anos 90 ele criou uma distinta fusão de soul, folk, pop, dance, e rock que o trouxe sucesso nos dois lados do Atlântico.

Filho de Nigerianos e neto de Brasileiro, Seal foi criado na Inglaterra. Depois de se formar em arquitetura, ele teve vários empregos nos arredores de Londres, incluindo engenheiro elétrico e desenhista de roupas de couro. Depois de um tempo, ele começou a cantar em clubs e bares. Juntou-se a uma banda inglesa de funk chamada Push, fazendo turnê pelo Japão na metade dos anos 80.
Quando estava na àsia, juntou-se a uma banda Tailandesa de blues. Depois de pouco tempo com esse grupo, viajou por conta própia pela àndia.

Retornando para a Inglaterra, Seal conheçeu Adamski, um produtor de house e techno que já era conhecido dentro do Reino Unido.

Seal escreveu a letra e entrou com o vocal para "Killer" de Adamski, a qual tornou-se hit número um em 1990. Depois de "Killer" ter sido um hit, Seal assinou contrato para um disco solo.

Ele gravou seu álbum de estréia, entitulado Seal, com Trevor Horn, que tinha anteriormente trabalhado com a ABC, Frankie Goes to Hollywood, e os Buggles. O primeiro single do álbum,"Crazy", veio a ser hit número 15 no Reino Unido e alcançou número sete na América onde foi lançado em 1991.

Seal foi sucesso total, alcançando número 24 na América e vendendo mais de três milhões de cópias em todo o mundo.

Depois do sucesso de sua estréia, Seal levou três anos para completar seu segundo álbum. Entre os dois discos, ele apareceu no álbum Stone Free, tributo a Jimi Hendrix, cantando uma versão de Jeff Beck para "Manic Depression". No verão de 1994, ele lançou seu segundo álbum, o qual foi também entitulado Seal.

Antecedido pelo hit "Prayer for the Dying" no Top 40 Americano, o álbum ao ser lançado, alcançou número 20 e vendeu um milhão de cópias na primavera de 1995, mas o disco não decolou realmente, até um ano depois do seu lançamento, quando "Kiss from A Rose" foi colocada na trilha sonora do filme "Batman Forever". "Kiss From A Rose" se tornou single número um na América e ficou um total de 12 semanas no topo na parada; o single permaneceu por 45 semanas entre os mais vendidos. Esse sucesso levou seu segundo álbum a faturar disco duplo de platina ; dois anos depois de seu lançamento, o álbum vendeu, somente nos Estados Unidos, mais de quatro milhões de cópias.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Soul Soul
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: System (Deluxe Version) System (Deluxe Version)
2007

Imagem em Miniatura do Álbum: Seal: Best 1991-2004 (Deluxe Version) Seal: Best 1991-2004 (Deluxe Version)
2004

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >
  >