Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Christina Aguilera

Christina Aguilera

Christina María Aguilera nasceu em Staten Island, Nova Iorque, no dia 18 de dezembro de 1980. Ela é cantora, atriz, compositora, produtora musical, apresentadora de TV e filantropa dos Estados Unidos. Reconhecida por ser uma figura proeminente na música popular tradicional e da cultura popular, ela é famosa pela sua voz poderosa, bem como por reinventar constantemente sua música e imagem. Tudo isso a rendeu o título de Voz da Geração.

Aguilera ficou famosa após sua participação no programa O Clube do Mickey, em 1993, saindo no ano seguinte. Fez sua estreia no mundo da música em 1999, com o álbum Christina Aguilera. Ao mesmo tempo, estabeleceu sua carreira com singles número um na Billboard Hot 100, como "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)" – canções que foram retratadas por colocar o teen pop em sintonia a uma voz poderosa.



No ano seguinte, lançou um álbum totalmente em espanhol, Mi Reflejo, explorando suas raízes latinas que teve uma grande receptividade nas paradas latino-americanas. No mesmo ano, lançou um álbum de natal, My Kind of Christmas, e fez colaborações sucedidas mundialmente. A partir de seu segundo álbum de inéditas, Stripped, Christina começou uma série de reinvenções constantes na sua imagem. O álbum foi um sucesso, e com o mesmo ela emplacou "Beautiful", que se tornou bem-sucedida mundialmente.

Continuando com sua reinvenção, desta vez musicalmente e artisticamente, Aguilera adotou uma personalidade mais adulta, e lançou Back to Basics, um álbum que ela descreve como "um retrocesso para os anos 20s, 30s, 40s nos estilos de jazz, blues e soul, mas com um toque moderno". Em 2008, lançou Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits, um álbum de grandes êxitos como celebração pelos seus dez anos de carreira.

Em 2010, a artista fez sua estreia no cinema ao lado de Cher, para o filme musical Burlesque. Com este filme, ela foi indicada ao Globo de Ouro de "Best Original Song" pela faixa "Bound to You". No mesmo ano, ela lançou Bionic, onde experimentou e misturou estilos de synthpop e electropop, recebido por críticas e desempenho comercial misto. Após dois anos, foi lançado Lotus, que marca seu retorno a música pop, sendo lançado apenas dois singles mundialmente. Desde 2011, Aguilera se tornou treinadora do reality show The Voice, embora tenha deixado a bancada por algumas temporadas.

Ao longo de sua carreira, Aguilera recebeu diversos importantes prêmios, entre eles cinco prêmios Grammy, um Grammy Latino, dois MTV Video Music Awards, dois Billboard Music Awards e uma estrela na Calçada da Fama. Além disso, ela também foi indicada ao Globo de Ouro e três vezes pré-indicada ao Oscar.

Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, ela é a segunda cantora que mais vendeu na década 2000, atrás de Madonna, e ao longo de sua carreira ela já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

Aguilera foi incorporada na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone, ocupando a 58.ª posição e sendo a cantora mais jovem a entrar na lista. O canal VH1 colocou a cantora entre as "100 Mulheres mais Importantes da Música", ocupando a 8.ª posição. Em 2009, ela foi incluída na lista das "50 Pessoas mais Bonitas do Mundo", através da revista People. Em 2013, Aguilera entrou para a lista da revista Time, como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo".

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Lotus (Deluxe Version) Lotus (Deluxe Version)
2012

Imagem em Miniatura do Álbum: Bionic (Deluxe Version) Bionic (Deluxe Version)
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Stripped Stripped
2002

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville