Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: James Morrison

James Morrison

Morrison começou a tocar guitarra aos 12 anos quando seu tio Joe lhe mostrou como tocar riffs de blues. Adolescente, ele começou a atuar nas ruas quando morava na aldeia de Porth, perto de Newquay, na Cornualha. Após alguns anos fazendo cover, ele finalmente começou a compor suas próprias músicas. Ele atribui o seu distintivo de uma voz grave, a uma crise convulsiva de tosse que quase o matou quando ele era um bebê.
Morrison disse que a primeira vez que ouviu a voz de Stevie Wonder ele quase chorou, e desde então foi fascinado pela forma como ele utiliza a sua voz. Quando visitou Derby, Morrison encontrou um bar chamado "Ryan's Bar", onde havia "microfone liberado" à  noite, para as pessoas poderem falar o que quiserem no microfone. Nos dois anos seguintes, ele executou e construiu uma sequência até assinar com a Polydor Records. Antes de ser assinado com um grande selo, Morrison também tinha feito excursão com Corinne Bailey Rae.


Ele alcançou o sucesso mundial com estréia do single "You Give Me Something", que alcançou # 2 na Holanda e # 5 no Reino Unido. Lançou o seu álbum de estréia Undiscovered em 31 de Julho de 2006. O álbum recebeu boas crà­ticas, com o The Sun, afirmando "Não existe uma faixa ruim nele". O segundo single do álbum foi "Wonderful World", que invadiu o top dez no Reino Unido, chegando a #8. A canção também se saiu bem nos Paà­ses Baixos aonde chegou à  posição #8. Este foi seu segundo single top dez na sequência do sucesso do "You Give Me Something". Em 18 de Dezembro de 2006, o terceiro single de James Morrison "The Pieces Don't Fit Anymore" foi lançado. E chegou em # 30 no Reino Unido. O quarto single do album Undiscovered foi a canção "Undiscovered" que foi lançado no dia 13 de março de 2007. "Undiscovered" chegou em # 63. A canção fez mais sucesso nos Paà­ses Baixos, onde alcançou # 30.
Em 29 de Setembro de 2008, Morrison, lança seu segundo álbum intitulado Songs for You, Truths for Me. Nas composições deste álbum, fez parceria com Ryan Tedder, Martin Terefe, e Steve Martin Brammer Robson. O álbum também apresenta um dueto com a cantora Nelly Furtado, intitulado "Broken Strings", co-escrito com Fraser T. Smith e Nina Woodford. De Outubro de 2008 até o final do ano Morrison tem excursionado por toda a Europa. O álbum teve bom desempenho, estreou no TOP 3 do Reino Unido e ficou cinco semanas no TOP 10. Ao falar sobre o álbum, Morrison disse que tinha a música "Moved On" desde o primeiro álbum, mas que não a tal ponto que os fãs de seu álbum anterior não seria capaz de "pegar".

You Make It Real foi lançada uma semana antes do lançamento do álbum como a liderança única. Como parte da promoção. A canção estreou no número 7, sobre o Reino Unido Singles Chart.

You Make It Real gastou um total de oito semanas na tabela. O segundo single do álbum foi Broken Strings (feat. Nelly Furtado), com a colaboração da Nelly Furtado. O single foi lançado no dia 15 de Dezembro de 2008. Ele entrou no singles charts, no número 73 e lentamente subiu para quatro semanas antes, na sequência de uma performance da canção com Girls Aloud no The Girls Aloud Party, invadiu o início dez, no número 6, dando o seu quarto James Morrison top dez sorteados.

Após o sucesso de Broken Strings (feat. Nelly Furtado), o álbum que havia sido gradualmente decrescente estabelece o álbum gráfico, fez um salto a partir de número 48 a 29, e em seguida, duas semanas mais tarde, re-entrou no top ten no número 7. Ela subiu novamente na próxima semana para número 4 e foi mapear, no número 5, vinte semanas após a libertação. O mesmo efeito permitido Songs for You, Truths for Me ganhar sucesso na Irlanda. Depois de cair fora da Irish Album Chart completamente, que re-entrou na tabela no número 63. Ele passou por várias semanas até que ele foi mapear, no número 13. A próxima semana o álbum subiu ao topo da tabela, digitando o número um no top dez. Isto deu Songs for You, Truths for Me é o primeiro número um gráfico colocação James e deu seu segundo número um álbum.

Em setembro de 2011, James lança seu mais novo trabalho, intitulado The Awakening. “I Won’t Let You Go” e "In My Dreams", singles do material, fizeram do álbum verdadeiro sucesso de vendas. Depois disso, Morrison ficou quatro anos sem novos lançamentos e retomou a carreira em 2015, divulgando o disco Higher Than Here, de 2015.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Awakening (Deluxe Edition) The Awakening (Deluxe Edition)
2011

Imagem em Miniatura do Álbum: Songs for You, Truths for Me Songs for You, Truths for Me
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: Undiscovered Undiscovered
2007

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville