Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Lara Fabian

Lara Fabian

Lara Crokaert, seu verdadeiro nome, nasceu no dia 9 de Janeiro de 1970 em Etterbeek (Bruxelas). Lara passou os cinco primeiros anos de sua vida na Sicà­lia, próximo ao grande vulcão Etna, um local cheio de história. Em 1975, de volta à  Bélgica, ela prosseguiu com seus estudos muito seriamente. No dia 6 de Dezembro de 1978, no dia de St-Nicolas, ela recebeu seu primeiro incentivo musical, quando seus pais lhe deram de presente um piano. Para esta jovem artista, um sonho se torna realidade... Um piano. A partir deste momento, ela começou a compor suas primeiras melodias e, com sua voz mágica, ela já conseguia cantar as músicas que ouvia no rádio.

Nesta mesma época ela começou a ter aulas de canto. Seu pai a ajudava a se apresentar em pequenas salas em Bruxelas e nas redondezas. Ele também a incentivou a participar em concursos de amadores. Em 1986, após ganhar o concurso Le Tremplin de Bruxelles, ela teve a oportunidade de gravar seu primeiro single. A música, chamada L'Aziza est en pleurs, era dedicada a Daniel Balavoine.

500 cópias do disco foram feitas. O produtor Hubert Terheggen ouviu as duas canções e correu para ver quem era a jovem artista que, na ocasião, estava cantando no piano-bar The Black Bottom, com Marc Lerchs.

Seu primeiro álbum foi lançado em 1991 (produzido por seu pai) e muito aclamado por todos 'Le Jour Où Tu Partiras' e 'Qui Pense à  L'amour' foram duas canções importantes. à€ partir daà­ as coisas aconteceram muito rápido: ela foi nominada ao Felix (uma espécie de Victoires de la Musique ou Grammy, em Québec), gravou a canção 'Laisse-moi Rêver' para a trilha do filme La Neige et Le Feu, de Claude Pinoteau em 1991, e fez uma turnê por todo o Canadá durante dois anos.

Já em 1994, é lançado seu segundo álbum Carpe Diem, que é certificado três vezes como disco de platina. O disco trouxe sucessos como Tu t'en vas e Je suis malade, ganhando prêmios Félix e Junos no Canadá. Em 1° de julho de 1995 Lara Fabian adquire a nacionalidade canadense, alguns meses após se tornar cidadã canadense e um estrondoso sucesso de sua turnê Sentiments Acoustiques, ela foi escolhida pelos estúdios Walt Disney para emprestar sua voz à  personagem Esmeralda na dublagem canadense do filme O Corcunda de Notre Dame, assim como gravação da trilha, com a canção 'Dieu Aide Les Exclus'
Depois de ter assinado contrato com a Polydor, é lançado em setembro de 1996 seu terceiro álbum intitulado Pure. Este foi certificado como disco de platina apenas duas semanas após seu lançamento e também trouxe recompensas nas premiações Félix (melhor álbum popular) e Junos (melhor álbum francófono).
Intitulado simplesmente Lara Fabian, o seu primeiro álbum em inglês é lançado em 1999.

A cantora, influenciada por Barbra Streisand, confirma seus dotes vocais excepcionais, mais particularmente com 'Adagio' (versão do famoso Adagio de Albinoni).

A música Love by grace fez enorme sucesso no Brasil por ter sido tema da personagem Camila (Carolina Dieckmann) enquanto ela lutava contra a leucemia, na novela Laços de Famà­lia, exibida pela Rede Globo de 2000 a 2001.No fim de Março de 2001 Lara voa até o Brasil para conhecer o sucesso que a canção 'Love By Grace' alcança, e doa todos os direitos e arrecadações da canção para o Instituto Nacional do Câncer.

Após algum tempo sem lançar discos gravados em estúdio, no ano de 2004, depois de dois discos ao vivo, Lara Fabian volta a lançar um álbum em inglês. A wonderful life traz algumas versões em inglês de canções lançadas em 2001 no disco Nue, como Silence (inglês) versão da música de mesmo nome Silence (francês) e I've cried enough versão de J'y crois encore.

No ano de 2009 Lara lançou seu novo cd Toutes Les Femmes en Moi, um cd de regravações de canções de todas as cantoras que influenciaram sua vida. O cd inclui músicas de Edith Piaf, Barbra Streisend E Celine Dion. Todas em Francês.

Em novembro de 2010 foi lançada a primeira coletânea oficial de Lara Fabian o Best of, inicialmente uma edição limitada saiu em versão tripla (2 cds e um dvd, além e um belà­ssimo livreto de fotos), trazendo os sucessos da carreira como Je t'aime, Si tu m'aimes, Tout, Je suis malade, La différence, Immortelle e duas canções inéditas (On s'aimerait tout bas e Ensamble- esta última em dueto póstumo com Ray Charles). Logo em seguida o cd versão dupla também foi colocado à  venda.

Em janeiro de 2011 foi lançado separadamente o show originado do cd TLFM, gravado na Bélgica. O show traz canções do cd TLFM e também do EWIM. Além de um medley dos maiores sucessos da carreira da Lara e fechando com Adagio. O show recebeu o nome de Toutes Les Femmes En Moi Font Leur Show. É o mesmo show lançado juntamente com o Best Of, de 2010.

Também em 2011, porém apenas para a Rússia e Ucrânia foi lançado o show Lara Fabian Ao Vivo Em Kremilin, gravado em 2010, trazendo todas as canções do álbum Mademoiselle Zhivago, além de emocionadas interpretações para Adagio, Broken Vow e Je Suis Malade, aplaudida de pé pelo público presente.
Ela já gravou várias canções em espanhol e italiano e já cantou em alemão (Glaub - cujo tà­tulo em francês é Croire), em português (Meu grande amor),latim (Ave maria de schubert), russo (Versão feita da música Je me souviens) e recentemente Hurshat ha Eucalyptus em Hebraico.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: En toute intimité En toute intimité
2003

Imagem em Miniatura do Álbum: Lara Fabian Lara Fabian
2000

Imagem em Miniatura do Álbum: Pure Pure
1997

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >