Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Tears for Fears

Tears for Fears

Tears for Fears é uma famosa dupla britânica de gênero synthpop/new wave criada em 1981 pelos músicos Roland Orzabal (vocalista e guitarrista) e Curt Smith (vocalista e baixista). Ambos são britânicos e amigos desde adolescentes.

            Tudo começou quando, em 1979, eles resolveram montar uma banda de ska - estilo surgido na Jamaica que mistura ritmos caribenhos com jazz e blues. O grupo foi nomeado The Graduate - um quinteto formado por Roland, Curt, John Baker, Andy Marsden e Steve Buck.

            O primeiro lançamento da banda foi o LP intitulado Acting My Age, que não obteve sucesso. A partir daí, a equipe se desfez e Roland passou a frequentar uma terapia com base no Grito Primal, do psicanalista americano Arthur Janov. O método leva o paciente a reviver e exprimir os sentimentos que podem ter sido oprimidos no passado. A Terapia Primal deu origem ao nome do grupo que viria logo em seguida –"Trocar Medos Por Lágrimas".

            No ano de 1981, Roland e Curt conheceram Manny Elias e Ian Stanley, baterista e tecladista, respectivamente. Nasceu, então, o Tears for Fears. A banda alcançou grande destaque no cenário musical por juntar som eletrônico com rock, fazendo excelente uso de teclados e sintetizadores.

            Em 1983, os músicos gravaram o primeiro disco, chamado The Hurting. Três canções do álbum conquistaram o Top 10 das paradas britânicas: "Mad World", "Change" e "Pale Shelter". Na faixa "Idea As Opiates", é possível notar a grande influência do psicanalista Janov.

            Maior sucesso ainda veio dois anos depois, em 1985, com o álbum intitulado Songs From the Big Chair. A banda vendeu mais de dez milhões de cópias e os sucessos "Everybody Wants to Rule The World" e "Shout" ficaram no primeiro lugar entre as mais tocadas nos Estados Unidos. Em 1987, Tears for Fears tornou-se uma dupla, formada apenas por Roland e Curt.

            Conseguindo superar o triunfo do LP anterior, em 1989 foi lançado o disco Seeds of Love, preferido dos fãs. Nele estão os hits "Sowing the Seeds of Love", "Advice for the Young at Heart" e "Woman in Chains". Os holofotes foram tantos que fizeram com que Curt Smith não suportasse a pressão e saísse da dupla, em 1990.

            Sozinho, Roland Orzabal seguiu carreira solo ainda usando o nome Tears for Fears e lançou os álbuns Elemental, em 1993, Raoul and the Kings of Spain, em 1995 e Saturnine Martial & Lunatic, em 1996. Nenhum dos três discos, contudo, foi tão notado quanto os anteriores.

            No ano 2000, Smith voltou a trabalhar com Orzabal, divulgando, em 2004, o disco Everybody Loves a Happy Ending - tendo como primeira faixa a canção que leva o mesmo título do álbum.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Shout: The Very Best of Tears for Fears Shout: The Very Best of Tears for Fears
2001

Imagem em Miniatura do Álbum: The Hurting (Remastered) The Hurting (Remastered)
1999

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville