Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Trijntje Oosterhuis

Trijntje Oosterhuis

Reconhecida hoje como uma diva em seu paà­s de origem, a Holanda, Trijntje Oosterhuis teve um ambiente familiar que foi o caldo de cultura que permitiu seu talento florescer. Nascida em 1973 em Amsterdam, seu pai era teólogo e sua mãe musicista – flautista da Amsterdam Promenada Orchestra.

Aos 17 Trijntje começou a dar corpo a suas ambições musicais formando uma banda com seu irmão, chamada Total Touch, que tinha uma sonoridade pop/jazz. O grupo fez alguns shows, chegando não só a agradar, mas também chamar a atenção de outros músicos para a voz da cantora. A reputação de Trijntje a levou a colaborar com o saxofonista Candy Dulfer, que a chamou para cantar em seu disco Big Girl em 1995 e para acompanhá-lo em turnê.

No ano seguinte o Total Touch lançou seu primeiro disco e chegou a atingir o topo das paradas holandesas com o single "˜Somebody Else"™s Lover"™. Após o segundo disco – This Way, de 1998 – a banda se separou, já que os irmãos começaram a seguir carreiras distintas.



Em 1999 a cantora lança seu primeiro álbum solo, For Once In My Life, com interpretações ao vivo de canções de Stevie Wonder, trabalho que foi agraciado com disco de ouro no mesmo ano. Já em 2003, o álbum seguinte, auto-intitulado, lançou Trijntje com uma diva do jazz em seu paà­s. A consagração internacional veio em 2004 quando ela assinou com a Blue Note – tradicional gravadora americana de jazz.

Sob o aval da Blue Note ela continuou a fortalecer sua afinidade com o jazz no trabalho seguinte, Strange Fruit, em que interpreta canções de Billie Holliday e George Gershwin. Em See You as I Do, ela traz algumas composições próprias e ainda inova com uma interpretação de "˜Wild Horses"™ dos Rolling Stones.

Em 2006 veio aquele que pode ser considerado, no mà­nimo, o reconhecimento de Trijntje como uma grande voz do jazz por parte de um à­cone do gênero. The Look Of Love conta com Burt Bacharach ao piano enquanto ela interpreta alguns clássicos do compositor. No disco ela assina como "Traincha" – pronúncia de seu nome em inglês e como passou a ser conhecida.

A continuação do trabalho veio no ano seguinte com Who"™ll Speak For Love, álbum que conta com o acompanhamento da Metrópole Orchestra e novamente com Burt ao piano. A faixa tà­tulo é uma composição inédita de Bacharach e Tim Rice, a qual Burt fez questão de que Trijntje fosse a primeira a gravar.



DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Best of Burt Bacharach Live Best of Burt Bacharach Live
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: Never Can Say Goodbye Never Can Say Goodbye
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: The Look of Love - Burt Bacharach Songbook The Look of Love - Burt Bacharach Songbook
2006

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville